7 de jul de 2013

Cartas de Paraty [#9]

Paraty, 07.07.2013 ["A revolta não é contra o futebol, mas contra as suas catedrais"]

Beco,

Você esteve aqui comigo, no ano passado, e é capaz de calcular o meu cansaço ao final desse sábado. A cidade esteve, de manhã à noite, lotada de gente e você sabe bem como eu gosto de multidão. Paraty parecia um local de romaria. Apenas o santo é que era outro. Participei de duas mesas literárias, uma às dez da manhã, outra às três da tarde, ambas muito boas. Depois, às sete da noite, de uma mesa política na tentativa de interpretação das manifestações das ruas. Ouvi T.J.Clark, Tales Ab'Sáber e Vladimir Safatle. Na verdade, acho que foi essa mesa apenas, e não a overdose de três, que me levou à lona. Anotei muita coisa que, no momento, me pareceu razoável e mereceram palmas da distinta platéia. Mas ando tão desconfiado sobre esse assunto que prefiro não transcrever nada aqui para não entedia-lo, desnecessariamente. Mas anote aí: acho que temos uma longa conversa pela frente para que você me ajude a fazer uma releitura de tudo. De largada, deixo no ar o comentário final de T.J.Clark, depois de uma hora de conversa de uníssona e absoluta idolatria às ruas: "Gosto dessa retórica mas me preocupa essa idéia utópica de exortação da vontade geral das massas. Basta ler a história". Depois dessa frase, achei por bem não incorrer no erro de participar de uma quarta mesa no dia, mediada por William Waack e com as presenças de André Lara Resende e Marcos Nobre, para a qual eu tinha ingresso. Achei que seria uma heresia. A mais, a fila estava gigante, o frio cortante, a fome lancinante e a cabeça transbordante. Larguei tudo pra trás, comprei um doce de cuscuz com côco e fui pra casa tomar um vinho. Hoje, domingo, tenho pela frente um dia propositadamente leve. Para despedir, vou a uma mesa na Tenda dos Autores, às três, que tem o sugestivo nome de 'Literatura e revolução'. Infelizmente, a estrela da rodada, o egípcio Tamim Al-Barghouti, conseguiu decolar de seu país em crise, mas ficou preso no aeroporto de Londres e não virá mais. De todo jeito, despedida é despedida.

Aproveite o dia. Amanhã nos vemos aí. Beijos.

[Mário Sérgio Conti, T.J.Clark, Ab'Sáber e Safatle]

Nenhum comentário: