14 de abr de 2013

14 de abril

Infelizmente, o fato mais importante de hoje não é o meu aniversário. É lamentável tomar conhecimento disso, mas, ao mesmo tempo, eu me sinto dignificado pelas comemorações que competem comigo. Acreditem: hoje, 14 de abril, é também o Dia Mundial do Café. O mundo poderia viver sem mim, mas não sem um dia dedicado ao café, não é mesmo?! Outro fato ilustre: em 1895, portanto, há 118 anos, Charles Miller organizou a primeira partida de foot-ball no Brasil. Isso não explica porque eu sou tão pereba no foot-ball, mas, talvez, justifique minha paixão pelo esporte bretão. Trinta anos antes, em 1865,  no final de um dia 14 como hoje, Lincoln, o presidente americano, sofreria um atentado que o levaria à morte, horas depois, já no dia seguinte. Da mesma forma, 47 anos depois, o Titanic, também no final de um dia 14 como hoje, sofreria um atentado tramado por um iceberg e se prepararia para ir ao fundo do Atlântico, horas depois, no dia 15. Em solidariedade, 35 anos adiante, outro transatlântico, o Queen Elizabeth, também naufragou na costa de Southampton. Esse é o lado ruim da história; mas voltemos ao lado bom. Na Índia, em Tamil Nadu, ao invés de comemorarem minha estréia nesse mundo, o pessoal, numa hora dessas, está soltando fogos pelo Ano Novo; um tanto fora de hora, é verdade... Por lá também, um pouco mais a oeste, em Kerala, me ignoram, solenemente,  a troco de um festival da colheita de não sei o que. Ah!, enquanto a Coréia do Norte enlouquece, as pessoas solteiras da Coréia do Sul aproveitam para comemorar, bem hoje, o Black Day. Confesso que, nesse caso, não consegui entender se essa é uma celebração boa ou ruim, alegre ou triste, se a solteirada coreana anda feliz ou pê da vida. Já um vendedor de sei lá o que, nos Estados Unidos, há 20 anos, certamente, anda nadando em felicidade, torrando o seu US$ 1 milhão ganhos por ter acertado um arremesso de trás do meio da quadra, no intervalo de um jogo da NBA. Companheiro de data sortudo esse. A propósito, pesquisei aqui no Google, o moderno pai dos burros, e descobri que no tal primeiro jogo organizado pelo Charles Miller, o São Paulo Railway venceu a Companhia de Gás por 4 a 2.

Por falar em Google, ele foi leal, como meus bons amigos, e não se esqueceu de mim...

Nenhum comentário: