23 de jan de 2012

Dicionário setelagoano atualizado

Tempos atrás, eu comecei um Dicionário Setelagoano, que acabou ficando com um termo só: calçada. Dizia o seguinteCalçada - Diz-se do espaço entre o meio fio e o alinhamento de imóveis comerciais destinado à exposição de mercadorias à venda. sinônimo: o mesmo que vitrine, vitrina, drofa.

Em homenagem a Junia Villani, que está catalogando o uso indevido de calçadas para obras no seu perfil no Facebook, vale uma atualização: Calçada - Diz-se também do espaço entre o meio fio e o alinhamento de obras, utilizado para depósito de material de construção, entulhos e caçambas. O mesmo que canteiro de obra.

Diferente da obra fotografada pela Junia, essa tem o tapume no lugar certo. Mas a obra, curiosamente, continua na frente do tapume, empurrando os pedestres para a rua... Está na Avenida Dr. Renato Azeredo, em frente ao Corpo de Bombeiros:

 [Na semana passada...]

[... e hoje!]

3 comentários:

Edson disse...

Flávio: Dê uma olhada na r. Míriam à altura do n° 141 no Jardim Arizona.
Estão ocupando até a rua.
Abs

Edson disse...

Flávio:
Em tempo:
O proprietário de um lote é ou não obrigado a murá-lo e a fazer a calçada?

Blog do Flávio de Castro disse...

Edson,

Pode deixar: vou lá ver...

Sim, os Códigos de Posturas, em geral exigem isso. Mas as Prefeituras não cobram. Isso vale pra nós. Observe uma coisa: todo começo de ano, sobretudo por causa da dengue,a própria Prefeitura de Sete Lagoas faz a limpeza, em geral por contratos emergenciais. Isso já deu o que falar. A história é que o custo seria reembolsado pelo proprietário à Prefeitura no IPTU. Está aí uma boa coisa para um vereador fiscalizar...