21 de jun de 2011

Mulheres na política

Por falar em partidos, o PT fez uma coisa bacana, ontem: um encontro de mulheres do PT. Uma boa forma de arejar e renovar. Segundo o release da comunicação, "[...] quase 100 participantes lotaram o plenário da Câmara Municipal. Participaram da reunião duas parlamentares, Adriana Lara, vereadora de Vespasiano e Maria Tereza Lara, deputada estadual. [...] As mulheres e homens presentes puderam rever grande parte da história do partido na cidade que foi construída por mulheres. Maria Camilot fez um breve e emocionante relato de sua campanha como candidata a prefeita no ano de 1988. Maristela Assunção relatou com riqueza de detalhes sua luta pessoal e a luta do PT em sua candidatura a prefeita em 1996. Detalhe: as duas chapas, de 1988 e 1996 foram compostas só por mulheres, Maria Camilot e Elvandes (1988) e Maristela e Edna Dornelas (1996). Foram dois momentos de muita sabedoria e aprendizado. Finalizando o encontro, a deputada estadual Maria Tereza Lara falou sobre a participação da mulher na política e a reforma administrativa que está em discussão no Congresso".



Flávia: você que estava participando da organização, nos dê seu depoimento. Que tal?!

19 comentários:

Luiz Amarino disse...

Não é certo que mulheres arejam e renovam. Caríssimo, a mudança não depende do sexo, mas das ideias! De mulheres e de homens.

ENIO EDUARDO disse...

Concordo plenamente Luiz Amarino.

Porém em nossa sociedade, políticas afirmativas que envolvam as mulheres, os homossexuais, os negros e tantos e tantos outros grupos discriminados, ainda é uma necessidade.

Corrigir injustiças históricas, faz parte do avanço de uma sociedade que se pretende democrática.

Conheço essas mulheres do PT que tiveram coragem de serem afirmativas em um período muito mais duro do que o de agora. Elas estão de parabéns.

Veja bem Luiz Amarino, ainda hoje, no Século XXI, a média dos salários das mulheres estão em um patamar de 60% em relação aos salários dos homens.

Se a questão fosse apenas de idéias, já não passou da hora de discriminação como está acabar?

A sujeição do sexo feminino, faz parte de uma sociedade centrada exclusivamente nos homens. Uma sociedade machocêntrica. Essa lógica tem que ser alterada.

Alê Casarim disse...

...Conheço esta mulher.
Perfil: Qualidade (???? de quem estou falando?)...

Os homens que se cuidem...agora que as mulheres só tem TPM quando querem...ninguém segura elas...rsrsrs...

A. Claret disse...

Completamente de acordo, Alessandra!

Matheus Fernandez disse...

Não é só isto Alessandra,vocês são multi. Conseguem fazer muita coisa ao mesmo tempo, e como disse, com qualidade.

Venham as mulheres!

Matheus

Anônimo disse...

Perfeccionistas ao extremo. Não precisava tanto. Conseguem ver teia de aranha nos momentos mais impróprios.
Concordo que chegou a vez do Rosa.

Lima

Anônimo disse...

Mulheres! além de conseguir fazer várias coisas ao mesmo tempo... bem feitas! são perfeccionistas, conseguem perceber o perigo, os sentimentos de outros, quando querem são sentimentalistas, mas quando não, são racionais, duras e bravas. Tem a força de um leão para lutarem por um objetivo, alcançar um projeto. Tem q serem melhor aproveitadas em locais estratégicos.

Ramon Lamar disse...

"agora que as mulheres só tem TPM quando querem"
Alessandra, essa é a melhor notícia dos últimos 2000 anos!!!

Flávia disse...

Flávio,


Pois é, as mulheres e suas múltiplas funções. Eu colaborei na organização do evento sim, acontece que não pude participar porque Estevão teve um baita febrão e aí a eu mãe precisou dar toda a atenção ao rebento.
Mas as notícias de hoje foram ótimas, porque uma das metas era trazer as mulheres que são filiadas, mas que participam pouco do cotidiano partidário para o encontro e me disseram que esse objetivo foi alcançado com sucesso.
E tenho certeza de que todos, mulheres e homens, se deliciaram ouvindo as histórias contadas por Maria Camilotti (Tia Maria) e Maristela sobre a participação feminina não só no partido, mas na construção da democracia no Brasil pós ditadura. São histórias que emocionam e que hoje da até para rir, mas que antes já fez muita gente chorar...

Ao Luiz Amarino e ao Ênio (???) eu quero dizer que, infelizmente, ainda temos que assegurar na marra nossa participação e nossa valorização na sociedade.

Ênio, eu citei você porque ou você anda mesmo muito confuso ou eu estou tendo dificuldades para acompanhar seu raciocínio. O Luiz Amarino discordou completamente da importância deste evento e você disse concordar plenamente com ele (Luiz Amarino), só que depois você disse reconhecer a importância das ações afirmativas, falou sobre sociedade machocêntrica e aí quem ficou confusa fui eu, sem conseguir entender de que lado você está?!
Pra falar a verdade eu ando com medo de que você se filie ao PSDB, tamanha a sua dificuldade de chegar a um consenso! Anda menino, desce logo desse muro e volta para o PT. Esse negócio de sair não te fez bem não. rs

Forte abraço,

Flávia

Zeca Dias Amaral disse...

Adoro mulheres.

Flávia disse...

Que bom, Zeca!

Luiz Amarino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiz Amarino disse...

Senhora Flávia, concordar ou discordar não vem a calhar. A mudança depende das ideias, foram as palavras por mim escritas. Não só de homens, assim também de mulheres, não me esquivei. A história registra em pedra. Hitler foi homem, Thatcher não foi homem; Clara foi mulher, Francisco de Assis não foi mulher; Einstein não foi mulher, Hannah Arendt não foi homem. Jesus foi homem. Maria foi mulher. Belíssimo encontro de mulheres. Melhor quando nele havia também homens.

ENIO EDUARDO disse...

Querida Flávia, eu concordo apenas que mudanças verdadeiras estão relacionadas às idéias.

Ao mesmo tempo a afirmação daqueles que foram sempre discrimanados faz avançar a democracia.

Por isto sou e serei sempre solidário com a afirmação feminina.

Não sei se esclarece ou confunde mais ainda! (rsrsrs)

No mais minha amiga, fique tranqüila, PSDB nunca!!!

A única coisa que está bem consolidada em mim é a Ideologia. Com toda dúvida que tenho, escolho o caminho à Esquerda. Afinal eu nasci "Anjo Torto, Gauche na Vida".

Inté,

Enio.

Anônimo disse...

COM TANTA MULHER BOA DE SERVIÇO, SERÁ QUE O PT DSE SETE LAGOAS VAI AMARELAR NOVAMENTE???

OS ENTENDIDOS DIZEM QUE MUCIO REIS (PMDB) SERÁ O CANDIDATO DO PT. SERÁ????

Agamenon Mendes Pedreira disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

A mulher é uma substância tal, que, por mais que a estudes, sempre encontrarás nela alguma coisa totalmente nova.
(Léon Tolstoi)
Chegada hora da virada - Mulher na Política

Roney

Alê Casarim disse...

Ramon...

Quanto a melhor notícia...
Não guardarei a sete chaves...
Rsrsrsr...

Blog do Flávio de Castro disse...

Quando eu não apago comentários, me xingam; quando apago, como acima, me xingam também. Ainda aprendo...