21 de mai de 2010

Menino - VIII

Tenho estado muito preocupado com meu filho. Procuro poupar minha esposa que já anda muito desolada pelo desaparecimento do pai. Mas ela é adulta e saberá superar toda essa tragédia. Já o meu filho é apenas um menino de 8 anos... E tudo o que anda acontecendo o desorientou completamente. No princípio, confesso que achei que toda essa história era uma armação dos dois, do avô e do neto. Que ele sabia bem aonde o avô estava. Olhava para ele, o via rindo e só fazia duvidar dele. Mas depois de tantos dias e nada do velho, vejo que não é bem isso. Começo a desconfiar que nem com ele o avô falava, seletivamente, como eu imaginava. Hoje, vou me convencendo de que tudo, tudo mesmo, mesmo no tempo em que o avô ainda estava na cadeira de rodas, foi uma invenção da cabecinha criativa dele. Não, não acho mais que com ele o avô falava; não, não acho mais que ele armou o sumiço com o avô; não, não acho mais nada disso. Começo a pensar que, pela paixão pelo avô, ele criou aquela relação estranha com aquele homem vegetativo numa cadeira, negando-se a aceitar aquela situação. Ele falava e ouvia o velho, por conta própria, porque não queria perder o avô. É isso... Tenho certeza que a história do chinelo na beira do rio, que ele veio me trazer, e as marcas da caminhada do avô até o rio, que ele me levou pra ver, foram feitas por ele. Só pode... Mas, pensando bem, não acho mais que foi uma trapaça arquitetada junto com o avô, mas apenas uma tentativa alucinada, dele mesmo, de justificar o sumiço do avô. Coitado... Acho que ele quer arranjar um final feliz pra uma vida que ia seguindo um caminho muito triste e que parece ter acabado de forma trágica. Ele não quer aceitar esse desígnio e resolveu criar um desfecho melhor para o velho. Isso anda me soando como uma forma de maluquice, mas uma maluquice das sérias. Será? Coitado... O avô pra ele era o mesmo que Deus...

3 comentários:

Flávia disse...

Onde será que o velho foi parar?

Blog de Flávio de Castro disse...

Curiosa...

Flávia disse...

Muito!